quarta-feira, 1 de outubro de 2008

EDUCAÇÃO PARA ALGUNS...

Desde os tempo primórdios as pessoas tem sempre enfrentado o problemas com a educação escolar, visto que esta sempre era direito dos filhos dos poderosos governantes da época e tinha como função especial, preparar os mesmos para dar continuidade a maneira de governo da época, que era manter os servidores sempre alienados, sem conhecimento para não correr o risco de perder a mão de obra escrava.
Por muito tempo este foi o modelo de educação existente, sempre direito da elite e os pobres capachos, considerados dignos de trabalhar como escravos recebendo o castigo e a tortura como pagamento de salário.
Contudo os frutos deste modelo de educação ainda permanecem na sociedade em dia atuais, onde a classe dominante é que tem o poder e o acesso à escola garantido e as classes que estão na linha da pobreza ainda passam por muitas dificuldades para ter o acesso garantido à escola.
Outro fator muito presente ainda na educação é o modelo de ensino que se aplica nas salas de aula fazendo com que a maioria da população ainda permaneça alienada à classe dominante. não utilizam a sala de aula para tornar os alunos cidadãos críticos e ativos na sociedade, exigindo seus direitos.
No entanto alguns avanços já podemos perceber. professores já tem uma visão mais ampla e almejam uma educação que liberte a sociedade das garras da alienação, mas estes precisam de muita perseverança para contagiar o ambiente escolar e fazer com que todos os educadores lutem por uma educação libertadora.

Nenhum comentário: